11/06/10

Espaço Campanhã


Inauguração no Espaço Campanhã e Tabacaria dia 12 de Junho pelas 16h00




Tabacaria
GALERIA DE PAPEL

AMANHÃ ARREBATAREI UMA BESTA
DANIEL SILVESTRE DA SILVA

Amanhã arrebatarei uma besta é o título de uma narrativa gráfica ainda no prelo. A exposição que dá pelo mesmo nome, na Galeria de Papel do Espaço Campanhã, mostra a maior parte do trabalho que deu corpo a este livro. Uma maqueta do livro está igualmente presente para consulta no espaço da galeria.
A narrativa prende-se com a explicação de uma morte improvável. Por outro lado, a estratégia para contar o sucedido emerge da necessidade de jamais dar a conhecer o que se passou. Assim, os artifícios da articulação entre a palavra e a imagem jogam a favor de universos periféricos ao essencial da história, como a recolha de evidências para desvendar o sucedido.
Torna-se então urgente para o observador/leitor conseguir determinar regras para abraçar a interpretação.
Este livro foi forjado para ser sustentado por uma arquitectura que valoriza sobretudo a fruição do espaço, mas também a liberdade de manobra dos seus habitantes. A metáfora da obra como uma construção sugere imediatamente uma sua extensão: se quisermos forçar os fruidores a terem certas experiências que lhes reservámos, incorremos no risco de os condenar a um espaço claustrofóbico; se, por outro lado, abrirmos em demasia o seu espaço de manobra, a construção cede e a obra cai. É necessária uma constante negociação entre aquilo que se mostra e o que não se vê.

http://filhodumboi.no.sapo.pt
(portfolio ilustração)
http://danielsilvestredasilva.blogspot.com (blog pessoal)



ARMAZÉM DE VÍDEO


vdo: return (aka bl4nk) snd: pedro tudela, on paper
(c) the artists (p) cronica

JOÃO CRUZ

O acto de viajar pode ser lido como um rasgar da paisagem. Este trabalho consiste na manipulação directa de um par de samples de vídeo sobre uma faixa sonora de Pedro Tudela. A peça sonora, intitulada rasgão, cristaliza de forma extrema e intensa uma série de acções sobre vários tipos de papel.A manipulação directa do vídeo sobre o áudio procura recuperar o carácter performativo da peça sonora.A faixa audiovisual resultante é posteriormente multiplicada no écran de forma a sublinhar visualmente as flutuações sonoras ao longo do tempo.

vdo:return (aka bl4nk) snd: pedro tudela, on paper
(c) the artists (p) cronica

cronicaelectronica.org
cruz.at

n.Vila Real 1969
Nos últimos 12 anos tem leccionado design de comunicação, cultura digital e disciplinas relacionadas com questões audiovisuais na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.É licenciado em design de comunicação e Mestre em Arte Multimédia pela FBAUP.É editor e membro fundador da Crónica, uma media label sediada no Porto e da Colönia, um estúdio/loja de crácter multidisciplinar.

[ http://cruz.at ] — [ cruz (at) cruz (dot) at ]


Informações
Horário. Terça a Sábado das 14h00 ás 20h00
Entrada. Livre
Morada. Rua Pinto Bessa 170 r/c tras, 122 Armaz 4/5 (atrás do BANIF)
Programação. Ângelo Pinto /Helena Menino / Miguel Pinho

Contactos.
Telef. 220938372
Helena Menino 969232634 /913370256
Miguel Pinho 912897580
linha1@plataformacampanha.com
plataformacampanha@gmail.com
www.plataformacampanha.com


Sem comentários: